Senador Camará é um populoso bairro de classe média-baixa da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Faz divisa com os bairros de Senador Vasconcelos, Campo Grande, Vargem Grande, Jacarepaguá, Realengo, Bangu e Santíssimo.
Seu IDH, no ano 2000, era de 0,768, o 105º colocado entre 126 regiões analisadas na cidade do Rio de Janeiro.
Com 111.231 habitantes (segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - Censo Demográfico 2000) distribuídas numa área de 1.723,59 ha.A origem do nome se deve a estação ferroviária que atende o bairro e leva o nome de Estação Senador Camará, em homenagem a Senadora Devore Camará Santinn, que foi Senador da República em 1919 e 1920.
O bairro é divido pela linha ferroviária do ramal de Santa Cruz, atualmente operado pela empresa Supervia. No lado esquerdo da linha ferroviária, no sentido para Santa Cruz, o bairro é cortado pela Avenida Santa Cruz, onde está localizada a favela do Sapo, esta avenida faz a ligação entre os bairros de Realengo e Campo Grande.
No lado direito, o bairro é cortado pela Estrada do Taquaral, que começa em Bangu e termina no próprio bairro de Senador Camará, onde temos a Favela da Coreia, com altos índices de violência. Não tão diferente de outros bairros da zona-oeste. Em Senador Camará há o sub bairro Jabour, com característica de um bairro de classe media com casas de 3 e 4 quartos e apartamentos de até 3 quartos com áreas de lazer e garagem, localizado na parte mista do bairro junto com comercio local, próximo à favela do Rebu.
Contudo, o bairro Jabour, empreendido por Abrahão Jabour, recebeu maior investimento e teve em seu lançamento maior infraestrutura, o que lhe confere um aspecto de área nobre, pois foi idealizado para atender aos militares de Realengo e Vila Militar, e demais trabalhadores da Zona Oeste.
Por: Vitória Martins.
Comentários