EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS.

Não é nenhuma surpresa que os diabéticos possam se beneficiar com os exercícios. Entretanto, você pode ficar preocupado em forçar demais o corpo. Felizmente, existem algumas orientações úteis para você se exercitar sem criar novos riscos à saúde.
Quanto tempo de exercícios físicos é necessário?
Estudos mostram que são necessários pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana para se obter benefícios significativos à saúde, incluindo melhor controle dos níveis de açúcar no sangue, redução do risco de doença cardíaca e manutenção do peso. Cabe a você decidir como usar esse tempo, mas o ideal seria escolher atividades que se adequassem à sua condição física e ao seu estilo de vida. Muitas pessoas com diabetes, especialmente as mais sedentárias, descobrem que atividades fáceis e de baixo impacto, como caminhada e natação, são perfeitas.

Independente das atividades que você escolher, certifique-se de que elas sejam agradáveis para você e leve em consideração suas habilidades e suas condições físicas. As atividades não precisam ser exercícios no sentido tradicional, desde que elas coloquem você em movimento. Dançar, levar o cachorro para passear, andar de bicicleta, cuidar do jardim e até caminhar são atividades válidas.

Manter uma intensidade moderada ao se exercitar irá ajudar você a tirar o máximo proveito dos exercícios sem que você tenha que parar logo no início. Sua meta deveria ser fazer o coração bater de 50 a 70% da sua taxa máxima (conforme medido pelas batidas por minuto). Uma forma de determinar a proximidade dessa meta é usar o que chamamos de freqüência limite de batimentos cardíacos.

Não se preocupe, pois chegar a uma variação-alvo produtiva, porém segura, ao se exercitar não é tão difícil quanto parece. Primeiro, determine a freqüência limite de batimentos cardíacos usando a fórmula a seguir.

1. Subtraia sua idade de 220.

2. Multiplique o resultado por 0,5 para determinar o ponto baixo da freqüência limite.

3. Multiplique o resultado do passo 1 por 0,7. Esse é o ponto alto de sua freqüência limite.

Por exemplo, uma pessoa com 45 anos, que queira fazer exercícios com 50 a 70% de seus batimentos cardíacos máximos, teria um intervalo de freqüência limite de 88 e 123 batidas por minuto. Veja a seguir como o cálculo foi feito.

220 - 45 = 175
175 x 0,5 = 87,5
175 x 0,7 = 122,5
E assim, melhoramos bastante a diabetes.

Por: Julliana Bento.

Comentários